quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Menos stress no seu cotidiano, mais saúde na sua vida.

Pois então caros leitores, estamos chegando ao fim do semestre e portanto do blog...
Esse é meu último post oficial e por isso resolvi encerrar com algo menos informativo e mais pragmático.

Primeiramente, uma pequena ressalva: eu tenho 20 anos, logo não tenho o caçife (nem a experiencia de vida) suficiente para sair dando conselhos sobre como um indivíduo deve conduzir sua vida; mas eu leio bastante sobre o assunto, vi e vivi (e certamente você que está lendo nesse momento, também) os efeitos do estress. Várias situações específicas ao longo de minha vida me ensinaram uma coisa ou outra sobre o estress cotidiano; por hora me atenho, a compartilhar alguns conselhos -e com a ajuda da ciência -  reforçar a importância de saber lidar com o stress.

A cada dia a ciência nos dá mais provas que o estress prejudica a saúde do indivíduo, não em longo prazo, mas sim em espaço de poucos anos; então meu caro, pra que se esquentar com aquele cara que te fechou no sinal - Ele realmente vale o seu envelhecimento telomérico?



Definir as reais preocupações já é um grande passo para reduzir suas preocupações. Fofocas, caras feias, falta de educação entre outras coisas que tiram muita gente do sério são volúveis e insignificantes para sua vida. Se for para se preocupar, se preocupe em ver se trata bem seus semelhantes (e os diferentes também!); se preocupe com a influêcias das suas ações sobre aqueles ao seu redor; se preocupe em amar como se tudo acabasse amanhã e fazer amizades como estas fossem durar para sempre. Se as contas, os impostos, ou qualquer que seja o problema estão te tirando o sono, pare e tente encarar a situação de outro ângulo e trabalhe focado a resolver o problema - mas sempre em mente que: por mais árdua que seja a tarefa, no final eu vencerei.



Viva seus dias sempre com alegria - mesmo que em pequenas doses. Escute a música que gosta enquanto espera na fila do banco; leia algo que goste na volta pra casa; ou invente qualquer outra forma, mas não se esqueça de colocar alegria no dia-a-dia.



Conviva com seus parentes e amigos o máximo que puder - eu não tinha esse pensamento em mente e perdi boas chances de ter momentos agradáveis com minha bisavó, meu grande amigo Walter, entre outros que já não estão entre nós. Não cometa o mesmo erro que eu cometi.



Pare e pense no presente - não nos erros do passado, nem no que pode vir no futuro -
Tente agora mesmo: olhe ao seu redor, repare na textura das coisas, na temperatura ambiente, na cadeira em que está sentado, em suas mãos... Faça esse exercício e se desligue - nem que seja por alguns minutos - das preocupações e dos medos. Essa é a meditação que a reportagem abaixo menciona e caso você não acredite que seja capaz de realizar essa meditação, pense em alguma festa na qual você se divertiu tanto que não viu o tempo passar e nem pensou em mais nada que não o que rolava na própria festa -  Em caso de afirmativa:  Parabéns, você é capaz; em caso de negativa: SAIA DE CASA PELO AMOR DE DEUS E VÁ SE DIVERTIR !!!



Bem, aí estão alguns dos meus conselhos para vocês - eu tentei não dar tom de livro de auto-ajuda - mas com esse tema e com conselhos isso é uma tarefa bem difícil ^^
Encerro com um trecho da música Groove Bom do grande Natiruts.

"não dê mais tempo para depressão.
A vida passa feito uma avião.
Viva com amor e alegria e ouça e sinta o som..."


É isso aí pessoal, espero que tenham gostado de ler os textos (tanto meus quanto dos meus colegas) quanto eu gostei de escrevê-los.
Muito obrigado em nome de todos da equipe de Bioquímica do Envelhecimento pela sua presença.

***Nosso blog está cheio de coisas interessantes sobre o envelhecimento - como ocorre, como envelhecer melhor, doenças que surgem com a idade e como prevení-las... enfim, caso esteja curioso sobre o assunto, fique a vontade para fuçar o quanto quiser! : )

http://www.youtube.com/watch?v=BYkP1czfU0g&feature=related

Clique no link se quiser ouvir um Groove Bom.


Postado por: Pedro Henrique Soares Souza de Souza

Um comentário: