sábado, 8 de janeiro de 2011


Algumas teorias que tentam explicar o envelhecimento

Teorias estocásticas
Estas teorias indicam que a perda das funções exercidas pelas células são decorrentes do acúmulo de lesões,ligadas a fatores contidos no ambiente,em moléculas que são importantes para o funcionamento do corpo humano,provocando malefícios progressivos.
Algumas teorias estão contidas nesse grupo ,como por exemplo a teoria das mutações somáticas,a teoria do erro catástrofe,a da reparação do DNA,a teoria da quebra das ligações,do stress oxidativo e a teoria da glicosilação avançada.
Estas teorias baseiam-se na ação das radiações ionizantes.Precisamos entender o que estas radiações provocam.
Os genes das células somáticas vão sendo inativados à medida que ocorre o envelhecimento celular.Quando a pessoa é jovem,os mecanismos de regeneração e de reparação são bastante eficientes.Porém,as lesões nos genes vão se acumulando com o tempo e os mecanismos de reparação vão perdendo sua eficácia,provocando desequilíbrios  no organismo como um todo.


Teoria das mutações somáticas
Essa teoria foi uma das primeiras que tentava entender o envelhecimento a nível molecular.Estudos constataram que a exposição a radiações sub-letais causavam uma diminuição do tempo de vida.
Observações feitas em ratos evidenciavam atrofia,modificação da cor e a diminuição do tempo de vida nesses animais.Os índices de mortalidade precoce mostravam que esse fenômeno era decorrente do surgimento de patologias neoplásicas.
A partir disso,começaram a investigar a relação entre tempo de vida e as alterações que poderiam ocorrer no DNA,culminando na morte celular.
As radiações ionizantes causam desequilíbrios no corpo humano,comprometendo a homeostasia .Esta, é responsável por promover a defesa e a reparação de possíveis erros que venham a ocorrer.
O mecanismo de atuação das radiações consiste na quebra ou dimerização das pirimidinas adjacentes do DNA,causando mutações e consequentemente comprometendo a síntese e a funcionalidade protéica.
Os efeitos das radiações e o modo que o organismo tem de tentar reparar as lesões são temas de estudo de outras teorias,como a teoria de reparação do DNA  e a teoria do stress oxidativo,já citada anteriormente.


Postado por Rafaella Bernardes




Referências bibliográficas: Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2004 volume 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário