sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Doenças Cardiovasculares com alta incidência em idosos

Apesar de não muito recente a tabela acima mostra que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte entre os idosos, e os números hoje ainda são altos.


Aterosclerose


Durante o envelhecimento as paredes dos vasos sofrem espessamento e se tornam rígidas, o que as fazem mais susceptíveis a lesões. Quando lesionados os vasos atraem uma grande quantidade de monócitos (um tipo de leucócito) que se prendem ao local da lesão, e posteriormente se transformam em células que acumulam gordura. Ao longo do tempo, essas células se acumulam causando espessamento das paredes dos vasos, essas placas chamadas ateromas, são constituídas principalmente por colesterol, células musculares lisas e células do tecido conjuntivo. As artérias afetadas pelos ateromas perdem a sua elasticidade e a medida que eles crescem tornam-nas mais estreitas. Essas placas também sofrem com a calcificação, o que tornam as artérias ainda mais susceptíveis a rompimento. O ateroma pode evoluir a um trombo (se solta da parede e cai na circulação podendo obstruir outra artéria importante, como no caso do AVC), ou então à uma embolia ( obstrução total da artéria em que se encontra).

Os principais fatores de risco para a ocorrência da doença são :
1.hipertensão arterial
2. níveis sanguíneos elevados de colesterol
3.tabagismo,
4.diabetes
5.obesidade
6.falta de exercício físico


Doença Arterial Coronariana




É um tipo especial de aterosclerose, onde as artérias coronárias, que são as que nutrem o coração, são obstruídas.  Um dos principais sintomas dessa doença é a chamada angina pectoris, que é uma dor torácica transitória ou uma sensação de pressão que ocorre quando o miocárdio não recebe oxigênio suficiente. A evolução mais séria da doença leva ao infarto do miocárdio, quando a irrigação de determinada região do coração é totalmente interrompida ou drasticamente reduzida por alguns minutos, o que acarreta a morte do tecido cardíaco, o tamanho da lesão determina o nível de gravidade do infarto, causando a morte do indivíduo ou uma insuficiência cardíaca, pela redução da capacidade de bombear o sangue pelo tecido morto.

Angina pectoris


Aneurisma da Aorta abdominal e torácica



Um aneurisma é uma protusão na parede da artéria, de forma sacular. Ela se desenvolve nas paredes de vasos fragilizados, são grandes fatores de risco a hipertensão arterial e a aterosclerose. Quando ocorre na aorta abdominal tem como principal sintoma um dor forte na região abdominal, já na aorta torácica, o aneurisma causa uma pressão nas estruturas que estão em contato com a aorta torácica, como por exemplo, o esôfago.



Insuficiência Cardíaca


É a doença na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração não é suficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e nem de nutrientes do corpo. O coração não consegue suportar a carga de trabalho. São inúmeras as doenças que podem causar insuficiência cardíaca, como estenose das valvas cardíacas, a aterosclerose, a obesidade, diabetes. Os principais sintomas são a fraqueza e o cansaço.




Postado por Meyrianne Almeida 

Referências:





Nenhum comentário:

Postar um comentário