terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pergunta que o velho responde nº 3

3) Como funciona o mecanismo dos telomeros e de suas enzimas em células cancerígenas, considerando que as mesmas conseguem se manter jovens e "imortais"? (pergunta feita pelo grupo dos Corticoides)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta:

A relação entre alterações teloméricas e o desenvolvimento de câncer foi proposta há bastante tempo, na medida em que na maioria das células tumorais os telômeros apresentam atividade, estrutura ou/e tamanho anormal. As células cancerígenas, ao contrário da grande maioria das células humanas, não passa pelo processo de senescência replicativa, ou seja, os seus telômeros não chegam a um limite de encurtamento em que a célula não poderá mais se dividir. Essa ausência de senescência é causada pelo aumento da atividade da enzima telomerase (enzima que catalisa a formação dos telômeros impedindo que eles sofram encurtamento). Por esse motivo as células tumorais apresentam capacidade replicativa ilimitada, sendo muito difícil controlá-las para impedir que elas se disseminem, aumentando os déficits dessa terrível doença chamada câncer. A ação da telomerase no câncer mostra-se um promissor caminho para os estudos que visam à cura do câncer.

O gráfico acima correlaciona o tamanho dos telômeros com o número de divisões celulares, perceba que as células tumorais não entram em atividade apoptótica, elas se tornam imortais e multiplicam-se indefinidamente graças à ação da enzima telomerase que não permite o encurtamento dos telômeros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário