terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pergunta que o velho responde nº 2



2) Sabe-se que as pessoas mais velhas não doentes apresentam diferentes níveis de esclerose. E a degeneração de células nervosas pressupõe alterações de comportamento e metabolismo bastante parecidas com as alterações típicas do Mal de Alzheimer. O que determina, entao, a diferença entre velhice e doença?                        
(pergunta do grupo Bioquímica do Colesterol)
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta:
Existe um limiar entre o processo normal de envelhecimento e o mal de Alzheimer, que é chamado pela neurologia de “comprometimento cognitivo leve”, onde apenas quadros de falhas de memória são identificados. Existe uma dificuldade pelos especialistas de delimitar até onde é normalidade, isso porque a doença já carrega consigo a dificuldade de ser diagnosticada com clareza. O mal de Alzheimer caracteriza-se por se relacionar com um único gene ou um modelo multifatorial com múltiplos genes e/ou fatores não genéticos. As principais mutações são no gene precursor da proteína beta-amilóide, beta-PAA, no cromossomo 21. A alteração no processamento da proteína beta-amilóide e a hiperfosforilação da proteína TAU formam as chamadas placas senis e as tranças neurofibrilares,  sendo os marcos da doença de Alzheimer. A deposição da proteína beta-amilóide desencadeia a morte neuronal, consequentemente, a perda sináptica, criando a situação característica da doença; perda de memória e diminuição progressiva da capacidades cognitivas.
Alguns autores defendem que as placas neuríticas podem ser encontradas em cerébros de pessoas idosas sadias como um processo natural do envelhecimento, no entanto é mais provável que quando ocorre essa deposição, ela quantitativamente corresponda a fase assintomática da doença.  No processo normal de envelhecimento, as células sofrem morte celular, geralmente por deposição de substâncias tóxicas como a lipofuscina. Além da apoptose no envelhecimento ocorre também a esclerose, sendo em quantidades controladas, já que o desregulamento desse processo também acarreta outras doenças. A esclerose na maioria dos tecidos se caracteriza pela deposição de placas fibrosas, geralmente, colágeno, diminuindo a capacidade e especificidade do tecido, no sistema nervoso central, a esclerose ocorre desmielinizando os axônios, os efeitos disso podem ser percebidos facilmente nas pessoas mais idosas, e às vezes se confundem com doenças neurodegenerativas. É  importante, esclarecer que como já foi dito as incapacidades provocadas pela doença são motivadas por fatores distintos, apesar de serem agravadas pelo fator envelhecimento,  e aparentemente parecerem a mesma coisa.
Assim, podemos concluir que diferenciação do processo normal de envelhecimento da patologia DA é feita a nível celular, analisando os processos bioquímicos que são mais incidentes em cada um, lembrando que o mal de Alzheimer possui um conjunto de fatores que o caracterizam e que podem sim estar relacionados com o envelhecimento, mas a ocorrência desses fatores tem maior incidência no processo patológico. O envelhecimento é um processo normal, e alterações nesse processo podem desencadear patologias e/ou acentuar outras. Espero que tenhamos esclarecido a dúvida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário