segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Envelhecimento e doenças Cardiovasculares, o que tem a ver?




O envelhecimento é um processo normal que ocorre em todas as células do nosso corpo, não simultaneamente. Como já esclarecemos em outras postagens, esse processo é explicado por várias teorias, que podem está associadas entre si, estruturando o envelhecimento normal. Então, por que as doenças cardiovasculares tem maior incidência em pessoas idosas, já que envelhecer é normal?
Vários são os motivos que levam a esse fato, tentarei discorrer alguns deles. Com o avanço da idade, os mecanismos de controle dos produtos tóxicos, decorrentes das reações do organismo, se tornam menos eficientes, gerando o chamado stress oxidativo. O excesso desses produtos dentro das células, sendo o principal deles a lipofuscina (produto da digestão de restos celulares e bastante tóxica, conhecida como a substância da velhice), faz com que elas iniciem a apoptose (morte celular programada), assim as células cardíacas se degeneram.
Ao mesmo tempo em que existe a redução do número das células cardíacas, as que restam sofrem com o depósito de colágeno. E ao contrário do que se pensa, o coração idoso hipertrofia, por causa dessa deposição, principalmente o ventrículo esquerdo. Também, devido ao colágeno, as valvas cardíacas  ficam espessas e rígidas, e muitas vezes esse espessamento chega a gerar o sopro cardíaco, já que as valvas tem o importante papel de controlar o fluxo de sangue para os ventrículos, e isso pode se acentuar a ponto de acarretar problemas mais sérios. Em geral em todas as células ocorre calcificação.





O coração tem um sistema especial de células que controlam a frequência cardíaca, como um marcapasso natural, são células cardíacas especializadas capazes de transmitir impulsos nervosos. Esse sistema é formado pelo nódulo sinoatrial, nódulo atrioventricular, feixe de His e feixe de Purkinje. Quando envelhecemos, nesse sistema ocorre perda celular, com substituição por tecido fibroso e gordura. Assim, é natural em pessoas idosas a frequência cardíaca ser reduzida.
Depois de mostrar o que ocorre naturalmente com o sistema cardiovascular durante o envelhecimento, agora sim, vamos falar das patologias. Um conjunto de fatores pode levar à predisposição às patologias cardíacas, que tanto atingem os idosos, eles funcionam acentuando as alterações normais do organismo, é como se fossem gatilhos para as doenças. Entre eles a obesidade, o fumo, a falta de prática de exercícios físicos, a diabetes e o tabagismo, ao longo dos anos o estilo de vida adquirido pela pessoa pode ser preponderante para a ocorrência das doenças.


As doenças mais comuns como a aterosclerose, insuficiência cardíaca, hipertensão, estenose aórtica, doença coronariana, infarto do miocárdio, angina, estão em geral ligadas entre si. Algumas funcionam como um sintoma para as mais sérias e fulminantes, como a hipertensão e estenose aórtica, sinalizam que algo está em desacordo no organismo. Infelizmente, essas doenças “sinalizadoras”, quase sempre são assintomáticas, até uma evolução mais grave, como um infarto, por isso a importância de um acompanhamento médico frequente.

Como já disse é normal o coração idoso ter uma redução na frequência cardíaca, por isso percebemos que pessoas mais velhas não conseguem desenvolver atividades tão desgastantes com a mesma habilidade de um jovem, o oxigênio não é aproveitado em sua totalidade e a capacidade de compressão dessa bomba que temos está reduzida. O corpo possui uma estratégia para tentar aumentar a pressão dos vasos e com isso aumentar também a frequência, o sistema responsável por isso se chama “Renina-angiotensina-aldosterona”. A renina é uma proteína produzida nos rins, que além de ajudar na retenção de água, promove a ativação do angiotensinogênio, produzido no fígado, em angiotensina-I. A angiotensina-I se modifica em angiotensina-II, e essa é fundamental para a eficiência do sistema, ela é vasoconstritora, promove o aumento da retenção de Na+  e água, estimula a liberação de aldosterona, que também aumenta a retenção de água, e ela também estimula a liberação das catecolaminas. Toda essa primeira parte do sistema faz com que nos vasos haja mais líquidos o que aumenta o fluxo, e também a frequência, entretanto, o sistema não para por ai, ele vai estimular os receptores elétricos do coração para aumentar a velocidade dos batimentos. As catecolaminas, são neurotransmissores como noraepinefrina, adrenalina, ao serem liberadas elas aumentam o ritmo cardíaco ativando os receptores β-adrenérgico, o que causa vasoconstrição, elas promovem a perda de K+ e Mg+ pelo miocárdio, ao deficiência de O2 aumentando a captação de Ca+ o que inativa as mitocôndrias (local da célula responsável por produzir a energia que utilizamos). Na corrente sanguínea as catecolaminas sofrem oxidação, gerando radicais livres, o que em idosos pode se acentuar causando o quadro chamado cardiotoxidade, o que intensifica a degeneração das células.

Fonte: hipertensao22010.blogspot.com

Essa sistema de controle da frequência cardíaca, é bastante eficiente, no entanto quando é ativado sob condições inapropriadas, pode ser um contribuinte para a doença. Em pessoas por exemplo, que tem o hábito de consumir alimentos muito gordurosos, e não possuem uma dieta equilibrada, ao chegar à idades mais avançadas, os vasos não são tão resistentes como antes e sofrem algumas pequenas lesões, no espaço dessas lesões as placas de gordura se fixam, e ocorrem a calcificação, doença que chamamos de aterosclerose. A aterosclerose, pode gerar um quadro de hipertensão cardíaca, já que reduz o diâmetro dos vasos, e o fluxo de sangue continua o mesmo. Não raramente essas placas podem entupir vasos importantes como os que nutrem o coração, as artérias coronárias, causando um infarto. Outras vezes, essas placas se soltam da parede do vaso de origem e são carregadas pelo corpo através do fluxo sanguíneo podendo causar um AVC (acidente vascular cerebral), ou trombose. Como o sistema “Renina-angiotensina-aldosterona”, acelera o coração, ele pode também associado ao estilo de vida que o indivíduo possui, funcionar como um gatilho para o aparecimento de algumas doenças, como no exemplo dado acima.
É importante, que vocês estejam cientes de que um coração saudável se constrói ao longo da vida toda, e nunca é tarde para se tomar atitudes que podem salvar a sua vida, como uma dieta balanceada, práticas de atividade física, curtir a vida sem stress, não fumar, assim o nosso corpo não terá motivos para não agradecer. Lembrem-se os maus hábitos podem nos fazer vítimas de nós mesmos!!!

Nada melhor do que o amor para conservar o coração saudável!
Postado por: Meyrianne Almeida Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário