domingo, 30 de janeiro de 2011

OS PROBLEMAS RELACIONADOS À PELE E O ENVELHECIMENTO

Hoje o esquema da postagem, para ser menos cansativa (foram muitas postagens hoje!), vai ser no esquema de perguntas relacionadas ao envelhecimento e suas explicações com bases fisiológicas!

Porque a pele dos idosos costuma ser mais fina e transparente?
O envelhecimento faz com que a epiderme fique mais delgada; as células epidérmicas se reproduzem com menor intensidade e são maiores e mais irregulares.

Porque os idosos são mais susceptíveis às queimaduras do sol e ao câncer de pele?
A atividade dos melanócitos diminui com a idade, resultando em uma menor proteção contra os raios ultravioletas e uma maior suscetibilidade às queimaduras do sol e câncer.


Qual a explicação das manchas marrons que aparecem na pele dos idosos?
Alguns melanócitos aumentam a síntese de melanina, o que resulta em manchas marrons (manchas de idade) em particular nas áreas expostas ao sol.

Porque a pele se torna mais frágil e enrugada com a idade?
A derme se torna delgada e com menor quantidade de colágeno e fibras elásticas, o que aumenta a fragilidade da pele e provoca o aparecimento de rugas. Além disso, a pele demora mais tempo se regenerar.


Porque a pele idosa possui maior suscetibilidade a pequenas hemorragias e ulceras por pressão?
Essa suscetibilidade se deve à diminuição da vascularização da derme (produto da redução do número de vasos sanguíneos), com um padrão mais lento de reparação.

O que justifica o fato de o idoso sentir mais frio que pessoas mais jovens?
A quantidade de tecido adiposo na tela subcutânea diminui, resultando em uma pele pregueada e enrugada que tem reduzida a sua capacidade de manter a temperatura corporal. Além disso, as glândulas sudoríparas também reduzem sua atividade com a idade. Por isso o idoso tende a sentir mais frio.

Porque a pele do idoso costuma ser mais seca, áspera e cheia de sardas?
Isso é produto do déficit da atividade das glândulas sebáceas.

Porque os cabelos dos idosos se tornam mais claros (grisalhos ou brancos) com a idade?
O padrão de produção de melanina pelos folículos do pelo é bem reduzida, e na ausência desse pigmento, o cabelo vai se tornando cada vez mais claro, desde cinza até branco.

Porque as unhas dos idosos são fracas e quebradiças, apesar de serem duras e espessas?
O suprimento sanguíneo para o vale da unha diminui. Como consequência, as unhas se tornam, ao mesmo tempo, fracas, quebradiças, duras e espessas; o padrão de crescimento também diminui.


Postado por Leandro V Biazon

Referências bibliográficas:
GUIA DE DERMATOLOGIA - CLÍNICA, CIRÚRGICA E COSMIÁTRICA OSMAR ROTTA
- HERLIHY and MAEBIUS, The Human Body in Health and Ilness. 1st edition - 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário