sábado, 29 de janeiro de 2011

O desgaste dos receptores

O envelhecimento é um processo que pode ter consequências negativas para o organismo uma delas diz respeito à ineficiência na especificidade entre hormônio e receptor, o que pode provocar diversas doenças. Sabe-se que os hormônios são imprescindíveis para o correto funcionamento bioquímico dos seres vivos, sem eles os estímulos necessário para, por exemplo, a entrada da glicose nas células que irão metabolizá-la seria impossível, situação que caracteriza a diabetes.

Há diversos fatores que contribuem para essas deficiências metabólicas nos idosos, um deles seria os radicais livres já abordados aqui neste blog. Essas moléculas são oriundas de resíduos metabólicos, que desestabilizam diversas outras moléculas e como todos os receptores são constituídos de moléculas ou complexos moleculares os radicais livres provocam alterações conformacionais, o que resulta em uma inatividade nos receptores.

Os mecanismos genéticos também podem estar associados a este processo, sabe-se que alguns genes são ativados e outros desativados à medida que os seres envelhecem, esse complexo mecanismo talvez altere a síntese dos receptores ou dos intermediadores do processo de recepção de hormônios.
Claro que não existe apenas recepção de hormônios nas células. Todas as moléculas que não conseguem adentrar nas células por difusão simples precisam de receptores, sendo isso de extrema valia para acentuar as principais características do envelhecimento. 

Postado por Deyne Morais
Referências: Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas 5º edição, Thomas M. Devlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário