quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Envelhecimento relacionado às mitocôndrias


Já vimos anteriormente que o envelhecimento é ocasionado pela ocorrência de radicais livres,os quais causam um acúmulo de deleções no DNA mitocondrial.
Ocorre um ciclo vicioso caracterizado da seguinte forma:
defeito na cadeia respiratória -  produção de radicais livres-  lesão do DNAmt.
Pessoas que apresentam problemas na fosforilação oxidativa  acumulam um maior número de deleções.As anormalidades que ocorrem no  DNA mitocondrial (deleções, duplicações, mutações de ponto e depleções) estão associadas a várias doenças,conhecidas como encefalomiopatias mitocondriais.Os mecanismos que geram o acúmulo de defeitos no DNA mitocondrial ainda não são totalmente esclarecidos,mas acredita-se que ocorra um erro no pareamento das bases durante a replicação.Tais lesões se agravam conforme ocorre o fenômeno do envelhecimento.
Determinadas características do DNAmt favorecem a lesão por radicais livres: localização próxima da cadeia respiratória, que é uma fonte de radicais livres na mitocôndria, ausência de histonas e sistema de reparo pobre .
A cadeia respiratória é composta de quatro complexos enzimáticos multipolipeptídicos: Complexo I (NADH-ubiquinona oxidorredutase), Complexo II (succinato-ubiquinona oxidorredutase), Complexo III (ubiquinol-citocromo c redutase) e Complexo IV (citocromo c oxidase), e dois carreadores de elétrons (ubiquinona e citocromo c). A cadeia respiratória oxida elétrons do NADH ou FADH2 e utiliza a energia para bombear prótons para fora da matriz mitocondrial. A cadeia respiratória mitocondrial normalmente libera pequenas quantidades de superóxidos e peróxido de hidrogênio (H2O2) através da auto-oxidação de uma ou mais espécies de flavina reduzidas, complexo ferro-enxofre e ubiquinona gerados por succinato, NADH e outras ubiquinonas que reduzem desidrogenases.
Conforme acontece  o processo de lesão do DNA mitocondrial ,causando mutações e deleções no material genético,ocorre  um aumento na concentração dos intermediários reduzidos da cadeia respiratória levando à formação de radicais livres através da sua auto-oxidação. De acordo com esta hipótese, um distúrbio no fluxo de elétrons na cadeia respiratória provocaria um escape de elétrons, resultando em um aumento na geração de radicais livres. Demonstrou-se que a inibição da citocromoxidase ou a  oxidação do citocromo b estimularia a geração de H 2O2 e superóxidos pela mitocôndria em insetos .
Desse modo,ocorre o ciclo vicioso já citado anteriormente,com o consequente acúmulo de radicais e lesões no DNA mitocondrial.



Postado por Rafaella Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário