sábado, 29 de janeiro de 2011

O ENVELHECIMENTO E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Sistema Imunológico: o que é e qual a sua função?

O corpo humano é frequentemente invadido por um grande exército de microorganismos. A maioria tenta viver em nosso organismo, mas não consegue. Tudo isso graças ao nosso incrível sistema imunológico, responsável por elaborar os mecanismos de defesa contra patógenos e substâncias tóxicas ao nosso corpo. As células envolvidas na imunidade são:
- Leucócitos
- Monócitos
- Linfócitos
- Plasmócitos
- Macrófagos
- Mastócitos
- Células de memória




Há dois tipos principais de linfócitos: tipo T e tipo B. Os linfócitos T fazem o ataque célula-a-célula, à medida que os linfócitos B secretam anticorpos, que são transportados para as várias partes do corpo por meio da corrente sanguínea. Anticorpos são substâncias proteicas chamadas de imunoglobulinas (Ig), cuja função é de inativar antígenos (substâncias estranhas ao corpo). Tal inativação pode ser conseguida através do ataque à membrana do antígeno ou com a ativação das proteínas de complemento, que auxiliaram no ataque aos antígenos.
Há dois tipos de imunidade: inespecífica (atua na proteção do corpo contra diferentes tipos de agentes estranhos) e específica ou adquirida (desenvolvida a partir de uma substância estranha e proporciona proteção apenas à substância em questão). Os linfócitos atuam na imunidade adquirida, através do:
- reconhecimento dos antígenos e o armazenamento das informações necessárias a sua identificação nas células de memória
- ataque célula-a-célula
- ataque mediado por anticorpos


 Envelhecimento: qual a influência do tempo de vida na imunidade?



Em idosos, a função dos linfócitos T e linfócitos B torna-se um pouco enfraquecida, assim como uma redução na atividade dos macrófagos. Tem-se, portanto, uma maior probabilidade de se contrair infecções, e a recuperação também se torna mais lenta. As infecções são conceituadas como uma invasão do corpo por um patógeno (bactéria, fungo, vírus, parasita) que se multiplica e causa danos ao organismo do portador. Tumores malignos também apresentam uma maior facilidade de instalação no corpo no déficit da função dos linfócitos, o que explica a alta incidência de câncer na população idosa.


 Os idosos costumam apresentar um elevado índice de anticorpos circulantes que atuam contra o seu próprio organismo. Tais anticorpos explicam a grande propensão dos idosos a desenvolverem vários tipos de doenças auto-imunes. Uma doença auto-imune é uma condição que o paciente adquire quando o organismo começa a ativar seu sistema imune a produzir anticorpos contra as suas próprias células, como artrite reumatoide, diabetes tipo 1 e a febre reumática.
Exemplo de mãos de uma portadora de artrite reumatoide



Como as doenças de modo generalizado atingem o organismo de um idoso com maior facilidade, frequentemente eles têm de usar drogas ou se submetem a terapias que prejudicam gravemente seu sistema imune, como, por exemplo, a administração de esteroides no tratamento de artrite e radiação no tratamento de câncer, o que causa imunossupressão.



Postado por: Leandro V. Biazon

Referências bibliográficas: HERLIHY and MAEBIUS, The Human Body in Health and Ilness. 1st edition - 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário