sábado, 29 de janeiro de 2011

Envelhecimento no sistema digestório



A digestão é um processo biológico pelo qual a energia contida nos alimentos ingeridos pode ser aproveitada, através da quebra do alimento em partículas menores para que possam ser absorvidas. Os órgãos constituintes do sistema digestório são:
- Boca
- Glândulas salivares
- Faringe
- Esôfago
- Estômago
- Vesícula biliar
- Fígado
- Intestino delgado
- Intestino grosso
- Reto
- Ânus


Cada um desses órgãos possui várias funções essenciais à nosso processo de digestão. Em conjunto, permitem que o alimento possa:
- ser retirado do meio e introduzido no interior corporal
- ser sentido por meio da gustação e, que constitui um estímulo para comer (a olfação e a visão também são um grande estímulo! podemos produzir mais saliva antes mesmo de tocar no alimento)
- passar por um trajeto adequado (canal alimentar), sendo auxiliado pelo peristaltismo, que consiste em uma contração rítmica e relaxamento dos músculos, provocando a passagem do alimento no trato digestório de um segmento a outro;
- receber enzimas responsáveis pela sua conversão em partículas menores (glândulas) durante a sua passagem;
- ser absorvido e transportado por vasos, sendo amplamente distribuídos pelo corpo

A digestão é, portanto, essencial a qualquer animal, e o envelhecimento do sistema digestório pode resultar em grandes problemas. Um dos grandes problemas de tal envelhecimento é a perda do tônus da parede muscular do trato digestório, o que causa constipação intestinal (a famosa prisão de ventre) devido a um lento peristaltismo.



Além disso, conforme citei acima, as glândulas são essenciais à digestão, pois sem elas não há suco enzimático para permitir a quebra adequada do alimento e a secreção de saliva e de enzimas digestórias diminui consideravelmente após certa idade, o que consequemente implica uma menor eficiência digestiva e dificulta a absorção de vitaminas (ex: Vitamina B12) e até minerais (ferro e cálcio principalmente). O problema não para por aí: a gustação e a olfação diminuem com a idade, o que pode provocar perda do apetite, e a visão, apesar de também ser muito afetada com a idade (ex: presbiopia), não constitui um grande problema, tendo em vista a alta disseminação do uso de lentes corretoras. A perda dos dentes e a incapacidade de mastigar adequadamente os alimentos podem dificultar e ser um estímulo negativo à alimentação em geral, a perda dos dentes pode ser também um fator que influencia o idoso a adquirir uma dieta menos nutritiva, como chás e torradas.



O fígado é outro importante componente do sistema digestório que pode sofrer com o passar do tempo, pois irá receber um menor suprimento sanguíneo e a eficácia de sua desintoxicação tende a ser bem menor. A plenitude pode ser precoce nos idosos, pois o esfíncter esofágico inferior (canal que abre a entrada do alimento do esôfago para o estômago) relaxa mais vagarosamente, dificultando também a deglutição.


Postado por: Leandro V. Biazon

Referências bibliográficas:

HERLIHY and MAEBIUS, The Human Body in Health and Ilness. 1st edition - 2000.

2 comentários: