terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pergunta que o velho responde nº 1

1) Por que a replicacao de uma fita de DNA e' feita continuamente e a outra de maneira descontinua?                

E qual a interferência da telomerase nesse processo? (pergunta do grupo Abobrinhas da Mídia)

Resposta para a 1ª pergunta: Tal fato ocorre devido a uma propriedade da enzima DNA polimerase. Uma dupla hélice de DNA tem duas fitas, sendo uma orientada no sentido 5' ---> 3' e a outra no sentido 3' ---> 5' ; a DNA polimerase só faz a "construção" de uma nova fita de DNA no sentido 5' ---> 3'.



Então basicamente funciona assim: na fita orientada 5' ---> 3' a DNA polimerase I atua linearmente ao longo de toda fita, ou seja, a medida que a percorre, a replica.

Já para fita 3' ---> 5' é exigido um aparato um pouco mais complexo: devido a sua orientação a DNA polimerase precisa dar "um jeitinho" de ler uma fita 3' ---> 5' no sentido 5' ---> 3', para isso ela recorre a enzima primase que constrói uma pequena cadeia de RNA chamada primer. Do ponto onde está o primer até a ponta de outro primer (na orientação 5' ---> 3') a DNA polimerase pode trabalhar da forma certa; o processo se repete gerando essa replicação fragmentada (as partes de DNA entre os primers de RNA são chamados Fragmentos de Okazaki), os primers são posteriormente removidos e substituidos por DNA e por fim todos os fragmentos da fita tardia são unidos pela DNA ligase.

*A réplica da fita 5' ---> 3' é chamada de leading strand ou fita lider; a 3' ---> 5' é chamada lagging strand ou fita tardia.

Resposta para a 2ª pergunta: A telomerase não interfere exatamente nesse processo, mas ela demarca o fim do ciclo replicativo da célula.
Sucintamente o que a telomerase faz é manter ou até elongar uma sequencia de nucleotídeos não codificantes que ficam na ponta dos cromossomos em uma região denominada telômero. A função do telomero é basicamente proteger as sequencias codificantes cromossomo dos danos causados pelo stress oxidativo, isso permite que o genoma não se desestabilize e também que as células continuem se proliferando.

*Vejam uma animação sobre a replicação do DNA:

Um comentário: