domingo, 28 de novembro de 2010

O stress como fator de envelhecimento.

Todos já ouvimos falar de casos em que pessoas envelheceram muito rápido após uma experiência traumática ou por períodos prolongados de rotina estressante.

O que era antes sabedoria popular recebeu bases científicas, o stress realmente tem influência no envelhecimento. Um recente estudo interdisciplinar conduzido pela Universidade da Califónia em São Francisco (UCSF) avaliou os níveis da enzima telomerase e os tamanhos dos telômeros de cromossomos das células mononucleadas do sangue (linfócitos e monócitos) em mães de filhos com problemas mentais; como controle foram avaliadas mães de filhos saudáveis. Segundo os estudos da cientista Elizabeth H. Blackburn já sabia-se que o envelhecimento celular é representado (em parte) pelo encurtamento dos telomeros e diminuição dos níveis de telomerase.



Ao final do experimento, as mães de filhos com necessidades especiais realmente apontavam menores telomeros e atividade da telomerase quando comaprados com o grupo controle, portanto há uma ligação entre o stress e o envelhecimento. Porém há de se ressaltar que nem todas mães do estudo desenvolveram esse quadro. Isso se deve ao fato das pessoas reagirem a fatos estressantes de maneiras diferentes. De fato o stress envelheçe, mas a forma como filtramos o stress também é determinante.

VS.



  •  Como nosso corpo reage ao stress:
Além das alterações já citadas, o corpo sofre várias alterações no nível sistêmico; algumas delas são:

Aumento nos níveis de cortisol: sua atuação normal no corpo é o contrário do que a insulina faz, porém em níveis excessivos causa aumento da pressão arterial e supressão do sistema imune.
O desequilíbrio do cortisol desencadeia uma série de alterações hormonais que terminam por alterar praticamente todo parametro do corpo ligado a regulação hormonal.

O encurtamento dos telomeros se deve em 50% por determinação genética, mas 50% é determinado pelo nosso estilo de vida.
Aqui vão alguns exemplos:

George Carlin - comediante. Tinha 71 anos à época de seu falecimento. Sua vida foi permeada por vários episódios de excessos com álcool e drogas ilícitas.


 Pelé - jogador de futebol - Aos 70 anos de idade e olha só como o cara tá!                                     Sempre levou (e ainda leva) uma vida saudável.
Compare as imagens


                                                                                        Pelé jogando pelo New York Cosmos em 76.

Aprender a lidar com o stress cotidiano é uma forma de viver melhor e adquirir uma longevidade maior.
Por isso o Blog da Bioquímica do envelhecimento preparou um conjunto de soluções para melhorar a sua vida!

* Não é propaganda da Polishop eu juro!

Vamos as dicas:
1-Maneje seus horários e veja se não há maneiras alternativas para seu trabalho. Às vezes ir de bike para o trabalho pode levar menos tempo e ser mais divertido.

2-Respeite seus limites e durma durante pelo menos 7 horas por dia.

3-Aprenda a se concentrar nos problemas realmente relevantes. Afinal, aquele barbeiro que te fechou na esquina nem vai se lembrar de você quando chegar em casa.

4-Seja cuidadoso com seus gastos para evitar dívidas.

5-Sempre que estiver trabalhando programe pausas ao longo do expediente e gaste 2 minutinhos para respirar calmamente e beber um copo d'água por exemplo.

Para aqueles que estão sob pressão neste exato momento, vocês também não foram deixados na mão, aqui estão as terapias anti-stress:

Kit desenvolvido pela NASA em parceria com Bioquímica do Envelhecimento Inc.                                 ® All Rights Reserved. 

Você também pode tentar isso:



Brincadeiras à parte há várias terapias e massagens disponíveis no mercado, mas sempre tenha esse penamento em mente: A situação nunca é tão ruim quanto parece.

Bem vou encerrar esse post antes que vire um livro de auto-ajuda
Muitos abraços a todos e continuem de olho no nosso blog.


Postado por Pedro Henrique Soares Souza de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário