domingo, 30 de janeiro de 2011

Até mais pessoal



A equipe de bioquímica do envelhecimento agradece a sua participação.
Se você gostou de nossos textos aguarde o próximo semestre, a próxima equipe certamente produzirá textos maravilhosos.
So long, farewell pessoal.


The end

OS PROBLEMAS RELACIONADOS À PELE E O ENVELHECIMENTO

Hoje o esquema da postagem, para ser menos cansativa (foram muitas postagens hoje!), vai ser no esquema de perguntas relacionadas ao envelhecimento e suas explicações com bases fisiológicas!

Porque a pele dos idosos costuma ser mais fina e transparente?
O envelhecimento faz com que a epiderme fique mais delgada; as células epidérmicas se reproduzem com menor intensidade e são maiores e mais irregulares.

Porque os idosos são mais susceptíveis às queimaduras do sol e ao câncer de pele?
A atividade dos melanócitos diminui com a idade, resultando em uma menor proteção contra os raios ultravioletas e uma maior suscetibilidade às queimaduras do sol e câncer.


Qual a explicação das manchas marrons que aparecem na pele dos idosos?
Alguns melanócitos aumentam a síntese de melanina, o que resulta em manchas marrons (manchas de idade) em particular nas áreas expostas ao sol.

Porque a pele se torna mais frágil e enrugada com a idade?
A derme se torna delgada e com menor quantidade de colágeno e fibras elásticas, o que aumenta a fragilidade da pele e provoca o aparecimento de rugas. Além disso, a pele demora mais tempo se regenerar.


Porque a pele idosa possui maior suscetibilidade a pequenas hemorragias e ulceras por pressão?
Essa suscetibilidade se deve à diminuição da vascularização da derme (produto da redução do número de vasos sanguíneos), com um padrão mais lento de reparação.

O que justifica o fato de o idoso sentir mais frio que pessoas mais jovens?
A quantidade de tecido adiposo na tela subcutânea diminui, resultando em uma pele pregueada e enrugada que tem reduzida a sua capacidade de manter a temperatura corporal. Além disso, as glândulas sudoríparas também reduzem sua atividade com a idade. Por isso o idoso tende a sentir mais frio.

Porque a pele do idoso costuma ser mais seca, áspera e cheia de sardas?
Isso é produto do déficit da atividade das glândulas sebáceas.

Porque os cabelos dos idosos se tornam mais claros (grisalhos ou brancos) com a idade?
O padrão de produção de melanina pelos folículos do pelo é bem reduzida, e na ausência desse pigmento, o cabelo vai se tornando cada vez mais claro, desde cinza até branco.

Porque as unhas dos idosos são fracas e quebradiças, apesar de serem duras e espessas?
O suprimento sanguíneo para o vale da unha diminui. Como consequência, as unhas se tornam, ao mesmo tempo, fracas, quebradiças, duras e espessas; o padrão de crescimento também diminui.


Postado por Leandro V Biazon

Referências bibliográficas:
GUIA DE DERMATOLOGIA - CLÍNICA, CIRÚRGICA E COSMIÁTRICA OSMAR ROTTA
- HERLIHY and MAEBIUS, The Human Body in Health and Ilness. 1st edition - 2000.

sábado, 29 de janeiro de 2011

O ENVELHECIMENTO E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Sistema Imunológico: o que é e qual a sua função?

O corpo humano é frequentemente invadido por um grande exército de microorganismos. A maioria tenta viver em nosso organismo, mas não consegue. Tudo isso graças ao nosso incrível sistema imunológico, responsável por elaborar os mecanismos de defesa contra patógenos e substâncias tóxicas ao nosso corpo. As células envolvidas na imunidade são:
- Leucócitos
- Monócitos
- Linfócitos
- Plasmócitos
- Macrófagos
- Mastócitos
- Células de memória




Há dois tipos principais de linfócitos: tipo T e tipo B. Os linfócitos T fazem o ataque célula-a-célula, à medida que os linfócitos B secretam anticorpos, que são transportados para as várias partes do corpo por meio da corrente sanguínea. Anticorpos são substâncias proteicas chamadas de imunoglobulinas (Ig), cuja função é de inativar antígenos (substâncias estranhas ao corpo). Tal inativação pode ser conseguida através do ataque à membrana do antígeno ou com a ativação das proteínas de complemento, que auxiliaram no ataque aos antígenos.
Há dois tipos de imunidade: inespecífica (atua na proteção do corpo contra diferentes tipos de agentes estranhos) e específica ou adquirida (desenvolvida a partir de uma substância estranha e proporciona proteção apenas à substância em questão). Os linfócitos atuam na imunidade adquirida, através do:
- reconhecimento dos antígenos e o armazenamento das informações necessárias a sua identificação nas células de memória
- ataque célula-a-célula
- ataque mediado por anticorpos


 Envelhecimento: qual a influência do tempo de vida na imunidade?



Em idosos, a função dos linfócitos T e linfócitos B torna-se um pouco enfraquecida, assim como uma redução na atividade dos macrófagos. Tem-se, portanto, uma maior probabilidade de se contrair infecções, e a recuperação também se torna mais lenta. As infecções são conceituadas como uma invasão do corpo por um patógeno (bactéria, fungo, vírus, parasita) que se multiplica e causa danos ao organismo do portador. Tumores malignos também apresentam uma maior facilidade de instalação no corpo no déficit da função dos linfócitos, o que explica a alta incidência de câncer na população idosa.


 Os idosos costumam apresentar um elevado índice de anticorpos circulantes que atuam contra o seu próprio organismo. Tais anticorpos explicam a grande propensão dos idosos a desenvolverem vários tipos de doenças auto-imunes. Uma doença auto-imune é uma condição que o paciente adquire quando o organismo começa a ativar seu sistema imune a produzir anticorpos contra as suas próprias células, como artrite reumatoide, diabetes tipo 1 e a febre reumática.
Exemplo de mãos de uma portadora de artrite reumatoide



Como as doenças de modo generalizado atingem o organismo de um idoso com maior facilidade, frequentemente eles têm de usar drogas ou se submetem a terapias que prejudicam gravemente seu sistema imune, como, por exemplo, a administração de esteroides no tratamento de artrite e radiação no tratamento de câncer, o que causa imunossupressão.



Postado por: Leandro V. Biazon

Referências bibliográficas: HERLIHY and MAEBIUS, The Human Body in Health and Ilness. 1st edition - 2000.

O SANGUE E A IDADE

O sangue é responsável por 3 funções gerais, que descreverei abaixo:

TRANSPORTE
O sangue constitui um eficiente meio de transporte de substâncias pelo corpo inteiro, ele pode tanto levar uma substância a um local específico do corpo quanto tirá-la desse local. Hormônios, neurotransmissores, gases respiratórios, sais e muitas outros importantes componentes do metabolismo humano são transportados pelo sangue. O sangue recolhe materiais residuais das células e faz a entrega aos órgãos responsáveis por sua eliminação.

REGULAÇÃO
A regulação do equilíbrio hidroeletrolítico, equilíbrio ácido-base e da temperatura corporal é sobretudo controlada pelo sangue.

PROTEÇÃO
O sangue auxilia na proteção do corpo contra infecções, conforme postei anteriormente sobre a relação Imunidade/Envelhecimento, muitas células do sistema imunológico circulante na corrente sanguínea. E o sangue também possui fatores de coagulação que ajudam o organismo a se proteger contra perda de grandes volumes sanguíneos.

O sangue é formado por 2 partes: o plasma (líquido aquoso que contém sais, proteínas, etc) e os elementos figurados (células do sangue).



Os elementos figurados do sangue são células especializadas que são circulantes na corrente sanguínea, essas células são:
- hemácias ou glóbulos vermelhos(envolvidos no transporte de oxigênio para os tecidos do corpo)
- leucócitos ou glóbulos brancos (componentes do sistema imunológico)
- plaquetas ou trombócitos (protegem o corpo contra sangramentos)



O SANGUE E O ENVELHECIMENTO

O volume e a composição do sangue pouco se alteram com o passar do tempo, apesar da quantidade de água no corpo de um idoso ser reduzida. A glicose de jejum no sangue tende a aumentar com a idade, mas isso não se deve a mudanças no sangue, e sim nas alterações relacionadas à insulina nos idosos. Além disso, o nível de lipídeos séricos aumentam 25% a 50% após os 55 anos de idade, esse aumento é decorrente de um metabolismo alterado e não um problema no sangue em si.

A quantidade de medula óssea vermelha diminui com a idade, e a medula óssea vermelha é uma região do osso onde ocorre a produção de células sanguíneas. Em situações normais, isso não faz tanta diferença, uma vez que a produção consegue manter um número normal de células sanguíneas, entretanto em episódios de sangramento há um problema: idosos demoram mais tempo para repor as células sanguíneas, possuindo uma recuperação mais lenta do que o normal. Outro problema que já foi discutido anteriormente é o déficit da atividade de leucócitos, que afeta severamente a imunidade dos idosos.


Postado por: Leandro V. Biazon

Referências bibliográficas:

HERLIHY and MAEBIUS, The Human Body in Health and Ilness. 1st edition - 2000.

Envelhecimento no sistema digestório



A digestão é um processo biológico pelo qual a energia contida nos alimentos ingeridos pode ser aproveitada, através da quebra do alimento em partículas menores para que possam ser absorvidas. Os órgãos constituintes do sistema digestório são:
- Boca
- Glândulas salivares
- Faringe
- Esôfago
- Estômago
- Vesícula biliar
- Fígado
- Intestino delgado
- Intestino grosso
- Reto
- Ânus


Cada um desses órgãos possui várias funções essenciais à nosso processo de digestão. Em conjunto, permitem que o alimento possa:
- ser retirado do meio e introduzido no interior corporal
- ser sentido por meio da gustação e, que constitui um estímulo para comer (a olfação e a visão também são um grande estímulo! podemos produzir mais saliva antes mesmo de tocar no alimento)
- passar por um trajeto adequado (canal alimentar), sendo auxiliado pelo peristaltismo, que consiste em uma contração rítmica e relaxamento dos músculos, provocando a passagem do alimento no trato digestório de um segmento a outro;
- receber enzimas responsáveis pela sua conversão em partículas menores (glândulas) durante a sua passagem;
- ser absorvido e transportado por vasos, sendo amplamente distribuídos pelo corpo

A digestão é, portanto, essencial a qualquer animal, e o envelhecimento do sistema digestório pode resultar em grandes problemas. Um dos grandes problemas de tal envelhecimento é a perda do tônus da parede muscular do trato digestório, o que causa constipação intestinal (a famosa prisão de ventre) devido a um lento peristaltismo.



Além disso, conforme citei acima, as glândulas são essenciais à digestão, pois sem elas não há suco enzimático para permitir a quebra adequada do alimento e a secreção de saliva e de enzimas digestórias diminui consideravelmente após certa idade, o que consequemente implica uma menor eficiência digestiva e dificulta a absorção de vitaminas (ex: Vitamina B12) e até minerais (ferro e cálcio principalmente). O problema não para por aí: a gustação e a olfação diminuem com a idade, o que pode provocar perda do apetite, e a visão, apesar de também ser muito afetada com a idade (ex: presbiopia), não constitui um grande problema, tendo em vista a alta disseminação do uso de lentes corretoras. A perda dos dentes e a incapacidade de mastigar adequadamente os alimentos podem dificultar e ser um estímulo negativo à alimentação em geral, a perda dos dentes pode ser também um fator que influencia o idoso a adquirir uma dieta menos nutritiva, como chás e torradas.



O fígado é outro importante componente do sistema digestório que pode sofrer com o passar do tempo, pois irá receber um menor suprimento sanguíneo e a eficácia de sua desintoxicação tende a ser bem menor. A plenitude pode ser precoce nos idosos, pois o esfíncter esofágico inferior (canal que abre a entrada do alimento do esôfago para o estômago) relaxa mais vagarosamente, dificultando também a deglutição.


Postado por: Leandro V. Biazon

Referências bibliográficas:

HERLIHY and MAEBIUS, The Human Body in Health and Ilness. 1st edition - 2000.

O desgaste dos receptores

O envelhecimento é um processo que pode ter consequências negativas para o organismo uma delas diz respeito à ineficiência na especificidade entre hormônio e receptor, o que pode provocar diversas doenças. Sabe-se que os hormônios são imprescindíveis para o correto funcionamento bioquímico dos seres vivos, sem eles os estímulos necessário para, por exemplo, a entrada da glicose nas células que irão metabolizá-la seria impossível, situação que caracteriza a diabetes.

Há diversos fatores que contribuem para essas deficiências metabólicas nos idosos, um deles seria os radicais livres já abordados aqui neste blog. Essas moléculas são oriundas de resíduos metabólicos, que desestabilizam diversas outras moléculas e como todos os receptores são constituídos de moléculas ou complexos moleculares os radicais livres provocam alterações conformacionais, o que resulta em uma inatividade nos receptores.

Os mecanismos genéticos também podem estar associados a este processo, sabe-se que alguns genes são ativados e outros desativados à medida que os seres envelhecem, esse complexo mecanismo talvez altere a síntese dos receptores ou dos intermediadores do processo de recepção de hormônios.
Claro que não existe apenas recepção de hormônios nas células. Todas as moléculas que não conseguem adentrar nas células por difusão simples precisam de receptores, sendo isso de extrema valia para acentuar as principais características do envelhecimento. 

Postado por Deyne Morais
Referências: Manual de Bioquímica com Correlações Clínicas 5º edição, Thomas M. Devlin

Somos Pop

Blog visualizado do Alaska à Russia!!!111!!onze

DJ Mamy Rock - a Dj mais idosa do mundo.

Ruth Flowers era mais uma pacata vovó inglesa até o 15º aniversário do seu neto quando foi a sua festa em um night club no centro de Londres.



"Na entrada, o segurança me disse: Minha senhora, eu acho que você não vai querer ir lá dentro...
eu vi aquela animação, tanta gente feliz festejando e disse: Ora, eu acho que quero sim..."



Dali em diante Ruth tomou gosto pela profissão de DJ, fez um curso e adotou o nome artistico de DJ Mamy Rock - hoje ela é uma das DJs mais requisitadas da Europa, fazendo shows todas as noites em boites de Paris, Londres, Berlim, entre outras.

As vantagens de envelhecer por George Carlin

Nossos painéis

Recentemente nosso grupo fez um seminário para nossa turma de Bioquímica e Biofísica sobre o tema do envelhecimento. Eis os nossos painéis.
Aproveitem
**Cliquem nas imagens para aumentá-las.



DHEA: o hormônio da juventude?

O DHEA, ou Dehidro-epi-Androsterona, é um hormônio precursor dos hormônios testosterona e estradiol. Ele é produzido pela glândula supra-renal, a partir do colesterol que se torna pregnenolona, e essa é transformada no DHEA, além de ser o precursor dos hormônios sexuais, ele tem importância na fabricação de todos os outros hormônios secretados pela supra-renal, como o hormônio do estresse, cortisol. Ele é um hormônio relacionado ao aumento da sensibilidade da insulina e ajuda a melhorar a captação de glicose, atuando principalmente pelo músculo esquelético, fígado e tecido adiposo. Ele regula a síntese de IGF-1 (proteína de fator de crescimento), além de possuir efeitos apoptótico/antiproliferativos ou protetores, também atuas nos receptores de membrana das células, e na liberação de neurotransmissores e inibindo a cadeia respiratória.


Sabe-se que o DHEA é o hormônio mais abundante do corpo humano, por se relacionar no controle de diversas funções metabólicas associadas a outros hormônios.  Alguns trabalhos científicos indicaram que ele pode aumentar a imunidade do organismo, ele atua  numa relação inversamente proporcional aos corticoides, quanto maior a quantidade de DHEA, menor de corticoides, em situações patológicas os níveis de cortisol estão elevados, o bloqueio deles pelo DHEA induzem respostas imunológicas melhores. Além disso, o DHEA tem a ação termogênica, ou seja, faz com que o corpo gaste mais energia.


Bem, mas o que esse hormônio tem a ver com o envelhecimento?
Durante o envelhecimento os níveis de cortisol estão elevados, o que induz ou acompanha, o envelhecimento cerebral, o que dá aqueles famosos efeitos nos idosos, como redução da capacidade cognitiva, baixa imunidade, e perda de memória. Como o DHEA se relaciona com os níveis de cortisol, ele controla de uma certa forma esse envelhecimento. Ele também é um forte anti-oxidante, e como já foi explicado em outras postagens pode combater o envelhecimento.
Como já foi dito o DHEA é o hormônio de maior abundância em nosso corpo, seu pico de produção é em torno dos 25 anos, a partir de então, esses níveis vão se reduzindo. De acordo com, estudos com aproximadamente 40 anos a sua produção está na metade, e essa redução é crescente, acompanhando a taxa de envelhecimento do indivíduo.


O uso do DHEA como forma terapêutica ou preventiva, quanto aos problemas causados pelo envelhecimento ou ao próprio envelhecimento é uma realidade. Nos EUA, ele começou a ser utilizado em jovens com disfunções erétil,  até que estudos comprovaram os seus outros efeitos benéficos, e hoje, essas informações foram amplamente difundidas na população e o uso do DHEA é um sucesso. Segundo, o Dr.William Regelson, oncologista do Medical College of Vírgina, em Richmond (EUA), o DHES é a “superestrela dos hormônios”. Os estudos mostram que o uso desse hormônio atua de várias formas:
-Aumenta a imunidade.
-Reverte o efeito da aceleração do envelhecimento provocado pelo cortisol.
-Protege contra alguns tipos de câncer.
-Previne e ás vezes reverte a osteoporose.
-Diminui os riscos de doenças cardíacas.
-Controla melhor os níveis de açúcar no sangue.
-Diminui a produção da pigmentação associada ao envelhecimento (lipofuscina).
-Diminui a massa gorda e estimula a produção de massa magra.
-Proporciona um aumento na líbido.





Apesar, desses amplos benefícios verificados, o uso desse hormônio deve ser feito mediante a prescrição médica, então se você achou interessante, vá ao médico e procure mais informações para saber se o tratamento pode ser aplicado ao seu caso, pois o medicamento possui contra-indicações e também quantidades apropriadas para cada caso. Como já foi dito diversas vezes nesse blog, procurar a assistência de um especialista é essencial para a eficiência de um tratamento, e a falta disso pode trazer prejuízos à saúde!!!


Meyrianne Almeida

Referências:







quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Menos stress no seu cotidiano, mais saúde na sua vida.

Pois então caros leitores, estamos chegando ao fim do semestre e portanto do blog...
Esse é meu último post oficial e por isso resolvi encerrar com algo menos informativo e mais pragmático.

Primeiramente, uma pequena ressalva: eu tenho 20 anos, logo não tenho o caçife (nem a experiencia de vida) suficiente para sair dando conselhos sobre como um indivíduo deve conduzir sua vida; mas eu leio bastante sobre o assunto, vi e vivi (e certamente você que está lendo nesse momento, também) os efeitos do estress. Várias situações específicas ao longo de minha vida me ensinaram uma coisa ou outra sobre o estress cotidiano; por hora me atenho, a compartilhar alguns conselhos -e com a ajuda da ciência -  reforçar a importância de saber lidar com o stress.

A cada dia a ciência nos dá mais provas que o estress prejudica a saúde do indivíduo, não em longo prazo, mas sim em espaço de poucos anos; então meu caro, pra que se esquentar com aquele cara que te fechou no sinal - Ele realmente vale o seu envelhecimento telomérico?



Definir as reais preocupações já é um grande passo para reduzir suas preocupações. Fofocas, caras feias, falta de educação entre outras coisas que tiram muita gente do sério são volúveis e insignificantes para sua vida. Se for para se preocupar, se preocupe em ver se trata bem seus semelhantes (e os diferentes também!); se preocupe com a influêcias das suas ações sobre aqueles ao seu redor; se preocupe em amar como se tudo acabasse amanhã e fazer amizades como estas fossem durar para sempre. Se as contas, os impostos, ou qualquer que seja o problema estão te tirando o sono, pare e tente encarar a situação de outro ângulo e trabalhe focado a resolver o problema - mas sempre em mente que: por mais árdua que seja a tarefa, no final eu vencerei.



Viva seus dias sempre com alegria - mesmo que em pequenas doses. Escute a música que gosta enquanto espera na fila do banco; leia algo que goste na volta pra casa; ou invente qualquer outra forma, mas não se esqueça de colocar alegria no dia-a-dia.



Conviva com seus parentes e amigos o máximo que puder - eu não tinha esse pensamento em mente e perdi boas chances de ter momentos agradáveis com minha bisavó, meu grande amigo Walter, entre outros que já não estão entre nós. Não cometa o mesmo erro que eu cometi.



Pare e pense no presente - não nos erros do passado, nem no que pode vir no futuro -
Tente agora mesmo: olhe ao seu redor, repare na textura das coisas, na temperatura ambiente, na cadeira em que está sentado, em suas mãos... Faça esse exercício e se desligue - nem que seja por alguns minutos - das preocupações e dos medos. Essa é a meditação que a reportagem abaixo menciona e caso você não acredite que seja capaz de realizar essa meditação, pense em alguma festa na qual você se divertiu tanto que não viu o tempo passar e nem pensou em mais nada que não o que rolava na própria festa -  Em caso de afirmativa:  Parabéns, você é capaz; em caso de negativa: SAIA DE CASA PELO AMOR DE DEUS E VÁ SE DIVERTIR !!!



Bem, aí estão alguns dos meus conselhos para vocês - eu tentei não dar tom de livro de auto-ajuda - mas com esse tema e com conselhos isso é uma tarefa bem difícil ^^
Encerro com um trecho da música Groove Bom do grande Natiruts.

"não dê mais tempo para depressão.
A vida passa feito uma avião.
Viva com amor e alegria e ouça e sinta o som..."


É isso aí pessoal, espero que tenham gostado de ler os textos (tanto meus quanto dos meus colegas) quanto eu gostei de escrevê-los.
Muito obrigado em nome de todos da equipe de Bioquímica do Envelhecimento pela sua presença.

***Nosso blog está cheio de coisas interessantes sobre o envelhecimento - como ocorre, como envelhecer melhor, doenças que surgem com a idade e como prevení-las... enfim, caso esteja curioso sobre o assunto, fique a vontade para fuçar o quanto quiser! : )

http://www.youtube.com/watch?v=BYkP1czfU0g&feature=related

Clique no link se quiser ouvir um Groove Bom.


Postado por: Pedro Henrique Soares Souza de Souza

On the news 2.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Uma ameaça: CÂNCER de PRÓSTATA

Uma das maiores preocupações hoje, quando se trata de saúde pública, é desrespeito à saúde do idoso. Segundo, algumas projeções estatísticas o número de idosos no mundo mais que dobrará até o final das próximas três décadas. Como já mencionamos, as interações de modificações normais do envelhecimento associadas àquelas decorrentes de processos patológicos são responsáveis por diversas doenças, que são muitas vezes mais graves nos idosos do que nos adultos.
Uma dessas doenças que possui uma epidemiologia preocupante é o câncer de próstata. É uma doença crônica, sendo o tipo de câncer de maior incidência nos homens, e segundo dados do INCA, no Brasil a taxa de mortalidade desse câncer de acordos com dados do ano de 2006, foi de 15,29 homens a cada 100 mil. Infelizmente, esses números estão aumentando, e é por isso que hoje abordarei esse assunto, para tentar evitar que vocês leitores homens sejam displicentes com essa doença de alta incidência.




Para abordar esse tema, vou explicar primeiro o que é a próstata. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, de um tamanho aproximado de uma ameixa, localiza-se posteriormente a bexiga, constituída de musculatura lisa e tecido fibroso. A próstata produz o líquido prostático que corresponde a aproximadamente 20% do sêmen (líquido liberado na ejaculação). Na glândula ocorre também a transformação do principal hormônio masculino, testosterona em *diihidrotestosterona . A próstata envolve a uretra e também tem uma relação de proximidade com o reto. A próstata pode ser dividida em quatro regiões anatômicas - periférica, central, transicional e periuretral – essas segmentações são importantes já que o câncer tem incidência maior em algumas regiões.




A próstata começa a aumentar de tamanho após os 45 anos, esse processo não foi ainda completamente desvendado, mas sabe-se que como a glândula “abraça” a uretra esse aumento, chamado Hiperplasia Benigna da Próstata, tem alguns sintomas bem claros, como jato urinário fraco, dificuldade para conter a urina.




O câncer de próstata ou neoplasia da próstata, é causado a partir de alterações das células epiteliais da glândula. As neoplasias se dividem em adenocarcinomas, sarcomas e carcinomas, sendo que os adenocarcinomas são os de maior ocorrência, eles se localizam principalmente nas zonas periféricas. Mas, afinal como surgem esses adenocarcinomas?
O epitélio prostático sofre algumas variações fenotípicas e genotípicas, resultado de falhas nos processos de diferenciação e multiplicação celular. Geralmente, as anormalidades estão associadas a alterações na expressão dos receptores de fatores de crecimento e/ou genes supressores de tumor. As células tumorais são incapazes de produzir as proteínas que formam os hemidesmossos (o que conecta a célula a membrana basal, funciona similarmente à uma âncora, prendendo a célula a determinada região), assim são capazes de circular pelo tecido, produzindo proteínas semelhantes às das membranas basais, o que as fazem capaz de se ligarem e penetrarem no tecido invadido.  Como esse células mutadas possuem fatores de multiplicação celular, elas se proliferam rapidamente pelo tecido invadido. As células tumorais expressam receptores de androgéno nuclear (ajuda no controle do desenvolvimento, manutenção e regulação do sistema reprodutor masculino), e as enzimas 5-α-redutase do tipo 1 e 2.






Hoje, são feitos diversos estudos histológicos dos adenocarcinomas de próstata, e os tumores podem ser classificados de diversas formas, a mais utilizada é a graduação de Gleason. Os tumores são classificados em GRAU 1 – tumor que consiste em glândulas pequenas, uniformes, com alterações nucleares discretas; GRAU 2 – tumor com ácinos de tamanho médio; GRAU 3 – tumor com grande variação no tamanho e invasão de tecidos vizinhos; GRAU 4 – tumor que mostra grande anomalia celular e com extensa infiltração; GRAU 5 – tumor caracterizado por camadas de células indiferenciadas.


A maioria dos tumores prostáticos são assintomáticos, daí a importância do exame regular do toque retal. O tumor é suspeitado clinicamente através de um nódulo enrijecido que pode ser palpado pelo canal anal, isso pelo relação de proximidade das estruturas, como já citei acima. Quando os sintomas aparecem, geralmente são: presença de sangue na urina, dor ou queimação ao urinar, necessidade frequente de urinar, jato urinário fraco.
Sabe-se que o câncer de próstata está diretamente ligado a idade, mas existem outros fatores que são considerados de risco para o aparecimento dessa doença. Dentre eles podemos citar, a alimentação baseada em gordura de origem animal e fator de hereditariedade.
O diagnóstico desse tipo de câncer pode ser feitas de diversas formas, dentre elas a mais famosa por ser a mais rápida, simples, e muito eficiente, o exame do toque retal, nela um médico treinado introduz o dedo indicador recoberto por uma luva no ânus do paciente afim de palpar a porção anterior do reto, onde se localiza a prótata. Por esse exame, é possível verificar se há um aumento da glândula ou a presença de enrijecimento ou nódulos.
Além desse exame, existe a possibilidade de ultra-sonografia ou ecografia transretal, onde um transdutor é introduzido no reto do paciente através do ânus, e funciona de modo semelhante ao exame do toque. Sabendo-se que a próstata produx um antígeno, chamado PSA, pode ser feito um exame de sangue para que essa substância seja dosada, quando ela está muito aumentada, significa que houve uma alteração maligna das células da glândula. Esses exames direcionam para a biópsia prostática transretal, que conseguem diagnosticar com precisão o grau do tumor.



Espero que vocês tenham compreendido bem, a importância de abordar esse tema, e mais uma vez peço que mantenham uma alimentação saudável e façam os exames com frequência, para que possamos reduzir a incidência de doenças como essa, que quando há a falta de cuidado pode até levar a morte!!!




“A procura da verdade é difícil e é fácil, já que ninguém poderá desvendá-la por completo ou ignorá-la inteiramente. Contudo, cada um de nós poderá acrescentar um pouco do nosso conhecimento sobre a natureza e, disto, uma certa grandeza emergirá.”
(Aristóteles, 350 AC)



Meyrianne Almeida

www.inca.gov.br/ 


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Processos oxidativos e envelhecimento

A ação  do oxigênio como molécula causadora do envelhecimento já é conhecida desde meados do século XIX,entretanto os radicais livres foram identificados apenas há cerca de 50 anos.Os estudos puderam ser desenvolvidos quando foi descoberta  a enzima superóxido dismutase em 1969.A partir disso,os estudos biológicos avançaram em relação à ação dos radicais livres.
É possível fazermos uma relação entre o mecanismo de atuação dos  antioxidantes e a oxidação dos lipídios,do grupamento sulfidril das proteínas,das bases púricas e pirimídicas,o que acarreta uma alteração no equilíbrio tiol/sulfeto.
A formação de espécies reativas de oxigênio ocorre durante os processos oxidativos biológicos,sendo formados nos sistemas biológicos a partir de compostos endógenos.Além disso,podem ser provenientes de compostos exógenos do organismo,gerando vários tipos de radicais livres.
Como esse assunto já foi bastante explicado nos posts anteriores,esse post tem a função de detalhar um pouco mais sobre as reações químicas que ocasionam a formação dos radicais.
O ânion radical superóxido é o primeiro intermediário da redução do oxigênio até a formação de água,sendo formado a partir desse composto os radicais restantes.
O mecanismo de  formação dos radicais mitocondriais podem ser descritos por meio das seguintes reações:
1)oxidação da semiquinona a partir da ubiquinona
O2 + UqH       O2- + Uq + H+
2)oxidação da semiquinona a partir da flavina da NADH desidrogenase
O2 +FpH       O2-  +Fp + H+
3)Reações de formação de ROS no retículo endoplasmático aparar da citocromo P4c e a partir da flavoproteína NADPH-citocromo P450 redutase:

4)Reações de formação de ROS no citosol pela enzima sanana oxidase:
5)Reações de geração dos peróxidos de hidrogênio nas mitocôndrias no retículo endoplasmático, nos peroxissomas e no citosol, sendo que nas mitocôndrias esta reação é catalisada pela superóxido dismutase (SOD):
No retículo endoplasmático o H 2O 2 é gerado quimicamente pela autooxidação do citocromo  (FMNHj) da citocromo c NADPH redutase:
O ROS podem ainda ser formados pelas reações enzimáticas da ciclooxigenase, lipooxigenase, aldeido oxidase, além da autooxidação das catecolaminas, flavinas e ferridoxinas e pelas reações catalisadas por metais de transição como o ferro e o cobre, entre outras.
A partir destas O 2- e H 2 O 2; podem surgir outras ROS, como o radical HO.
O radical hidroxila é uma dos mais potentes oxidantes, tendo a capacidade de atravessar membranas e reagir com moléculas tais como lipídios insaturados e DNA. Ele pode ser formado de outras formas, conforme pode ser visto abaixo:
A peroxidação lipidica é definida como a deterioração oxidativa dos lipídios poliinsaturados. Ácidos graxos polinsaturados são aqueles que contém ligações duplas entre carbonos. Tanto as membranas celulares como as organelas (mitocôndrias, peroxissomas) contém grandes quantidades de ácidos graxos poliinsaturados que poderiam ser peróxidos. Estas reações ocorrem em 3 etapas: a iniciação, a propagação e a terminação (quando os radicais gerados reagem entre si). Algumas reações estão demonstradas abaixo:

Referências bibliográficas:www.ufrgs.br
Rafaella Costa Bernardes